/ Notícia

Saiba como decidir uma Carreira Profissional (Postado em 26/03/2018)

Você já decidiu qual carreira seguir no mercado de trabalho? Qual curso tem o seu perfil? Nããããooo?! Fique tranquilo que irei dar umas dicas para ajudar na sua escolha. Antes de tudo, analise o mercado de trabalho, veja quais são as tendências e segmentações das empresas. Assim, você pode saber qual curso tem mais haver com suas aptidões. 

O interessante é sempre buscar uma orientação vocacional, assim você será realizado(a) com sua escolha profissional. Tenho alguns passos interessantes, confira:

1º passo: Conheça a si mesmo. Qual matéria você mais se identifica na escola? Quais assuntos mais interessa você? Seu desempenho é melhor em cursos de Humanas, Saúde ou Exatas?

2º passo: Saiba quais são suas habilidades. Você se relaciona bem com as pessoas? É uma pessoa dinâmica ou tímida? Prefere trabalho em ambiente fechado ou aberto?

3º passo: Faça um teste vocacional e descubra as possibilidades que o seu perfil apresenta. Os testes trazem excelentes resultados, auxiliando na busca do curso que tem sua personalidade e aptidão. 

4º passo: Ao escolher um curso superior, é importante sempre analisar a grade curricular, conversar com profissionais da área para saber o que esperar da carreira profissional do curso.

Você percebeu que a escolha de um curso superior não é uma tarefa fácil, certo? Algumas pessoas costumam opinar sobre o que fazer, com conselhos e dicas. Mas lembre-se, ao ingressar em uma área e sentir que não era que desejava, não se desespere, repense a sua decisão e pense que nunca é tarde para fazer o que realmente gosta.

“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente. A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos. As verdades diferentes na aparência são como inúmeras folhas que parecem diferentes e estão na mesma árvore.” – Mahatma Gandhi.

Até mais!