/ Notícia

8 truques simples de memorização para o vestibular (Postado em 02/01/2018)

Quem possui o hábito de estudar e já vem se preparando há algum tempo com o objetivo de prestar um vestibular sabe: guardar todas as informações necessárias definitivamente não é simples. A boa notícia é que existem alguns truques de memorização que podem ajudar bastante, sabia?

Mesmo que memorizar determinados conteúdos possa parecer complicado, fazendo o uso de algumas técnicas e seguindo algumas dicas simples, você vai perceber que é possível sim! Quer saber como? Confira os 8 truques de memorização que preparamos neste post e se prepare para comemorar a aprovação no vestibular!

1. Procure se concentrar nos estudos

Televisão, computador e até o bendito celular: em meio a tantas possíveis distrações que podem tirar o foco dos estudos, parece ser praticamente impossível dar atenção para o que é prioridade naquele momento, não é mesmo? Pois isso acaba hoje!

Quando sentar para estudar, desligue a TV, coloque o celular no silencioso e, caso precise fazer alguma pesquisa na internet, nada de aproveitar para dar aquela olhadinha básica nas redes sociais!

Além disso, procure um local bem iluminado e silencioso, onde você possa ficar livre de eventuais incômodos e distrações. Se estiver fazendo algum cursinho, procure se sentar em uma das primeiras carteiras, próximo ao professor, para não acabar fazendo parte da famosa galera do fundão.

2. Forme um grupo

Para algumas pessoas, estudar sozinho pode ser o ideal. Para outras, porém, contar com a ajuda de colegas no processo certamente é a melhor solução. Esse é seu caso? Então entre em contato com amigos que também estão se preparando para o vestibular e forme com eles um grupo de estudos!

Vocês podem debater ideias e conceitos sobre os conteúdos que vão estudar, facilitando o entendimento daquelas matérias mais nebulosas. Como as pessoas costumam ter mais dificuldade em certas disciplinas e facilidade em outras, que tal pedir ajuda a quem entende muito bem o que você tem milhões de dúvidas? Assim, o colega reforça o conhecimento que já possui e você tem ajuda para deslanchar!

3. Evite grifar palavras ou frases

Ao contrário do que muita gente pode pensar, essa prática não é considerada útil para o processo de memorização. Ao grifar palavras ou frases, você acaba focando apenas em determinada informação que, muitas vezes, nem é tão relevante assim. E isso só faz com que você se distraia em relação ao restante do conteúdo.

Isso sem contar que, com essa tática, fica mais difícil relacionar todos os itens do assunto em questão. Para não correr o risco de se prejudicar pensando que está fazendo o certo, o que acha de deixar o marcador de texto descansar um pouquinho?

4. Escreva sobre o que estudou

Esse também é um ótimo truque de memorização. Depois de fazer a leitura, resolver questões ou mesmo discutir determinado assunto, escreva, com suas palavras, tudo o que conseguiu assimilar. Confira o que escreveu com as informações disponíveis no seu material de estudo e lembre-se: o importante não é escrever muitas linhas, mas sim resumir os principais pontos daquele tema.

5. Ensine o que aprendeu

Depois de estudar, escolha alguém para ser seu aluno! Aqui vale chamar o pai, a mãe ou mesmo um colega do grupo de estudos. Procure transmitir a informação sobre o conteúdo da mesma forma que um professor faria. Elabore mentalmente uma sequência para apresentar o assunto e fale calmamente sobre ele.

Caso ninguém esteja disponível para fazer o papel de aluno, você tem a opção de ficar em frente a um espelho e explicar o conteúdo para si mesmo! Acredite: esse é um truque de memorização que costuma funcionar muito bem. Embora essa técnica seja ainda mais relevante ao se preparar para uma apresentação, também é muito útil para a memorização de conteúdos.

6. Cante o conteúdo

É isso mesmo: cante! Você já percebeu como é fácil guardar letras de música, mesmo daquelas que nem gosta tanto, mas que sem querer ouve com certa frequência? Uma boa pedida é, assim, criar músicas que tenham como letra algum conteúdo que você está estudando ou aproveitar alguma canção que já existe para fazer uma paródia.

Já reparou, aliás, como muitos professores usam esse truque de memorização em sala de aula? Essa é uma forma divertida e, ao mesmo tempo, eficaz de aprender! Existem até sites que já trazem as músicas prontinhas, bastando escutar e escolher as melhores para montar sua playlist preparatória. Mas atenção: não vale cantar em voz alta durante a prova, viu? Só mentalmente!

7. Invista em simulados e provas

Fazer simulados e provas é um truque de memorização muito eficiente, pois contribui para reforçar os conhecimentos adquiridos, além de desenvolver a memória de longa duração. Outro fator a ser considerado é que, com essa prática, você aprende a administrar o tempo de resolução dos exercícios de forma adequada, o que será muito útil quando estiver realmente fazendo as provas do vestibular.

8. Tire um tempo para descansar

Levando em conta que a mente também fica cansada, o ideal é fazer pequenas pausas ao longo de suas jornadas de estudo. O detalhe é que, como a necessidade de descansar varia de uma pessoa para outra, não existe uma fórmula específica para calcular esses pequenos descansos. Você vai ter que sentir o que funciona para o seu caso.

Uma sugestão é fazer 10 minutos de intervalo a cada hora de estudo. Nesse tempinho, estique o corpo, converse um pouco com alguém ou faça um lanche. Considere sua rotina para estipular quantas horas diárias você pode estudar. Tenha disciplina em relação aos estudos, mas não se esqueça de que também é preciso reservar um tempo para descansar e se divertir. Que tal focar durante a semana e relaxar no sábado e no domingo?

Como você pôde ver, aprender um determinado conteúdo não é coisa de outro mundo. Com disciplina, persistência e foco, é mais que possível alcançar seu objetivo e se sair muito bem no vestibular!

Por fim, se gostou dos truques de memorização para o vestibular que separamos para você, aproveite para seguir nossa página no Facebook e ficar por dentro de outros assuntos tão importantes quanto este!