/ Notícia

Saiba como conseguir um bom emprego (Postado em 02/01/2018)

Você pensa em como conseguir um emprego melhor, mas não sabe por onde começar? Quer crescer, mas não vê perspectiva no futuro? Que tal uma notícia boa? É possível sim conquistar o trabalho que você merece!

Uma das maneiras mais acertadas de chegar ao sucesso na vida profissional é por meio da realização de um curso superior, então vamos falar um pouco sobre isso. É fato que o acesso à educação nem sempre é um caminho sem obstáculos, principalmente para quem vem de escola pública, onde, infelizmente, a qualidade de ensino não é tão boa.

Por isso, não pense que você é pior que outro aluno só porque veio do ensino público e muito menos se sinta inferior por ingressar em uma faculdade particular — atualmente, isso é cada vez mais comum. Sabia que grande parte dos profissionais atuantes no mercado são oriundos de universidades particulares?

Além disso, muitos ainda pensam que cursar uma graduação prejudicará o convívio com amigos e familiares e acabam postergando os estudos. Na verdade, a faculdade tomará boa parte do seu tempo, mas também abrirá um grande leque de oportunidades em sua vida: novos amigos — e networking! —, conhecimento e crescimento em todos os níveis.

Para lhe ajudar a entender melhor o comportamento e funcionamento do mercado, ainda mais em períodos de crise, separamos seis dicas para ajudá-lo a iniciar sua jornada profissional. Confira a seguir algumas informações valiosas sobre como conseguir um emprego:

1. Escolha um curso superior com qualidade e empregabilidade

É importante escolher um curso em uma instituição que ofereça conhecimento, qualidade acadêmica e oportunidade. Existem cursos em abundância pela cidade, mas raras instituições oferecem uma relação custo-benefício que valha a pena e estimulam a empregabilidade de seus alunos.

Por isso, ao escolher a sua faculdade é preciso ficar atento para a qualidade acadêmica, prestígio, certificação internacional, corpo docente.

2. Opte por uma instituição que ofereça bolsa de estudos ou financiamento

Se a sua grande dificuldade para iniciar uma graduação é o aspecto financeiro, essa dica fala diretamente com você! Caso não tenha condições de arcar com esse investimento, mantenha a calma, porque existem alternativas bastante possíveis.

Algumas instituições oferecem bolsas de estudos parciais e integrais, então basta você se inteirar das formas, regulamentos e prazos para obter as vantagens.

Além dessa oportunidade, se você realizou o Enem, tenha atenção! Também pode ser possível iniciar um curso superior com desconto usando a sua nota no Enem, de acordo com as condições de cada instituição.

3. Faça um bom currículo e mantenha presença digital

Sempre procure fazer um bom currículo, explicitando as informações essenciais sobre sua formação profissional de forma clara e precisa. Organize com atenção os dados pessoais, sua formação, cursos extras e experiências. Eventos que participou na área pretendida também contam muito!

Crie uma conta no LinkedIn, rede social profissional, e procure grupos de emprego e estágio no Facebook — assim, você fica por dentro do que os usuários postam diariamente, seja dicas sobre a carreira que você quer seguir (que ainda é uma oportunidade de aumentar o seu networking!), seja oportunidades e vagas disponíveis.

E, para garantir sua presença digital, também cadastre o seu currículo em plataformas online, muito usadas atualmente. Às vezes, o processo seletivo é feito quase inteiramente por lá, então ficar de olho em sites como vagas.com é uma ótima maneira de acompanhar o que está rolando na sua área.

4. Abrace as oportunidades e aumente seu networking

É maravilhoso idealizar o lugar que se quer trabalhar e o salário que deseja receber, mas nunca se limite. O mercado está cheio de empregos que podem se encaixar muito bem com o seu perfil e com os quais você pode se identificar bastante.

Além disso, fique antenado em todos os eventos da sua área. Busque sempre saber, participar e, se possível, comunicar-se com outros ouvintes e palestrantes no dia. Quem sabe eles não são sua entrada para o mercado de trabalho?

5. Defina-se e invista em você

É de extrema importância você definir quem é: que tipo de profissional você é? Se sua área é muito ampla, onde se encaixa melhor? Encontre sua “voz” e sua verdadeira área de atuação —aquela com a qual você mais se identifica e sabe que trabalharia muito bem e com muita vontade.

Sempre invista em sua profissão ou futura profissão. Cursos, palestras, videoaulas, workshops e até mesmo trabalhos voluntários podem enriquecer sua carreira e seu desenvolvimento como pessoa, deixando-o mais perto do sucesso profissional.

6. Entenda bem o mercado

Procure entender da melhor maneira possível o seu nicho. Você já conhece os seus pontos fortes e sabe como desenvolvê-los ainda mais? Está por dentro das novidades na área em que deseja atuar? Conhece os requisitos ou qualificações que ela exige? Pesquise bastante e esteja sempre atualizado!

Pronto: com essas 6 dicas torcemos e esperamos muito que você consiga um ótimo emprego e transforme o mercado de trabalho.